quarta-feira, 25 de junho de 2014

Músicas e sons

Olá!

Dessa vez venho falar sobre os sons e músicas que tenho ouvido durante minhas meditações. 

A primeiríssima coisa a se dizer sobre esse tema é: se você pode meditar ao ar livre, esqueça todo o conteúdo desse post. Não deve haver nada como o silêncio e os sons da natureza para o profundo relaxamento e uma boa meditação. Por outro lado, se você, como eu, vive na cidade grande, recheada de sons de automóveis (dos motores e dos rádios), de pessoas conversando, cachorros latindo, etc., acho que uma boa música ou sons relaxantes serão fundamentais.

Nos primeiros dias, utilizei um som de oceano com sons binaurais ao fundo. Sobre os sons binaurais, você pode consultar AQUI e AQUI. Sinceramente? Após os períodos de meditação com esse som, eu fiquei bastante tonto. Se foi falta de pesquisar melhor o assunto ou se o som binaural pode ter mesmo esse efeito sobre o corpo, uma vez que penetra diretamente no cérebro e influencia em suas ondas, ainda não sei. Mas foi o suficiente para eu deixar de lado e procurar outros tipos de som.

Até muito recentemente, eu passei a meditar com sons da floresta e de lareira (sim, a madeira queimando produz um som, bastante relaxante por sinal). Com isso, pude perceber que em cada meditação eu era transportado mentalmente a locais que vinham em pensamento, a ponto de me fazer esquecer que estava em meu quarto, numa casa da cidade de São Paulo. Estava no campo, em frente a uma fogueira, a uma lareira, próximo a um rio, enfim.

Já nos últimos dias resolvi meditar ouvindo música. Não sou grande fã de new age - que é bastante ouvido por pessoas que meditam - e a música clássica não é a mais adequada por conta de suas mudanças bruscas. É legal que a música tenha essa uniformidade, tenha uma melodia leve e que não te traga lembranças muito óbvias. 

(Isso me faz lembrar da adolescência, em que me submeti a uma sessão de regressão de vidas passadas e a música de fundo era a trilha sonora de Coração Valente. Até hoje, penso que minha regressão - situada na idade média e na Europa - esteja fortemente relacionada à música).

Bem, depois de muito pensar, acabei chegando a uma música de - pasmem - um jogo de vídeo game! A melodia bastante tranquila do jogo Child of Light (2014) me soou uma boa pedida, embora eu tivesse o receio de ter a lembrança imediata do jogo. Fiz o teste e não só a música não me fez lembrar do jogo como também me trouxe um novo tipo de experiência na meditação: ao invés de ser transportado a outros lugares, eu sou tomado por uma sensação de felicidade extrema. Você pode ouvir a música AQUI.

Como puderam notar, a música poderá influenciar diretamente nas suas sensações e estados de relaxamento e concentração. Não só durante a meditação, mas em todos os momentos da vida. Aqui procurei trazer o que tem me influenciado e as sensações a partir de cada som. Há muito sobre o tema a ser dito e eu certamente o retomarei.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário