domingo, 25 de maio de 2014

O início

Sejam bem-vindos(as)!

Esse blog tem a intenção de relatar minhas experiências e ganhos com a meditação e apresentá-la para um público como eu: pessoas que sempre admiraram e tem vontade de meditar, mas não tem nenhum conhecimento e querem começar. Hoje é o meu terceiro dia nessa jornada e quero relatar o máximo possível a evolução que venho alcançando, além de dar dicas de como e por onde começar. Como um bom iniciante, também vou adorar receber dicas e me desenvolver a cada dia.

Esse post inicial vai falar justamente...do início.


O motivo

Bem, em qualquer site sobre o tema você verá que não há - ou não deveria haver - um motivo específico para começar a meditar e que os benefícios são inumeráveis. Pelo senso comum, o que se percebe é que a meditação é uma técnica que ajudará a aliviar o stress, as tensões e angústias do dia a dia. Ao menos é o que o meu olhar leigo diz. 

Pessoalmente, o motivo de ter decidido de vez a fazer meditação é uma necessidade - motivada pela angústia - de auto-descoberta e de acalmar o espírito.

(Não sou uma pessoa religiosa e me refiro ao espírito como um plano de dentro de nós mesmos que precisa estar em paz para que levemos a vida com mais leveza, sabedoria e felicidade.)

Diminuir a ansiedade, melhorar a concentração, a qualidade do sono, a saúde, enfim, qualquer pessoa pode começar a meditar por qualquer motivo. E o melhor: pode ser feito em casa, sem nenhum custo, mas com muita disciplina.


Por onde começar?

O primeiro passo acredito que seja a determinação. O ato de assumir um compromisso e ter disciplina é fundamental para que a jornada seja bem conduzida.

Em próximos posts falarei de técnicas de respiração, de lugares adequados, do tempo de cada meditação e periodicidade. Antes,é necessário chamar muito a atenção para isso: você deve começar com total determinação; é ter total certeza - e disciplina -  de que irá dedicar um tempo de todos os seus dias para meditar e que o horário da meditação terá seu total envolvimento.

----------------

E aí, se sente determinado a entrar nessa, independente do motivo? Ótimo! A primeira dica que dou é o site The art of living (a arte de viver), no qual encontrará uma série de dicas de cursos, eventos, técnicas, etc., para começar a meditar. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário