segunda-feira, 2 de junho de 2014

10 dias de meditação - Quais os ganhos?

Olá!

Ontem completei o décimo dia praticando a meditação, duas vezes ao dia, e estou aqui pra falar dos principais benefícios que pude perceber nesse tempo.


1. Qualidade do sono

O benefício que pude perceber logo de cara é a melhora na qualidade do sono.

Grande parte de distúrbios emocionais (stress, ansiedade, etc.) incidem diretamente sobre o sono. Uma vez que o sono é ruim, o dia também será, de modo que é fundamental termos boas noites, repousando decentemente.

"Ah, falar é fácil. Quero ver conseguir dormir com tantos pensamentos ruins e tanta ansiedade". Eu sei, eu sei. Mas é justamente aí que o exercício de meditar se torna fundamental: por meio dele, todas  essas questões que nos aflige diariamente tem seu fechamento - ou ao menos deixam de importunar tanto. 

A primeira impressão que eu tinha sobre a meditação era a de que é o exercício de não pensar em nada, limpar a sua mente. Bem, isso pode vir com o tempo, mas inicialmente a mente transborda e todos os pensamentos possíveis vem à mente enquanto tenta relaxar. A solução? Deixar com que fluam, tomem o seu caminho. Como o foco da meditação é a respiração, o relaxamento, a paz de espírito, todos os pensamentos que vem perdem importância em meio à sua concentração no que deve ser feito. Isso traz  toda uma nova luz sobre as coisas e logo se percebe que muitas elas são desnecessárias e facilmente descartáveis. Em resumo: meditar faz com que você passe a priorizar o que é, de fato, importante, e ter maior serenidade para resolvê-las.

Outra questão que ajuda na qualidade do sono é o estado de relaxamento em si. Eu faço minhas meditações imediatamente antes de dormir e, para isso, desligo todos os aparelhos eletrônicos e foco no relaxamento. Bem, a partir daí a equação é óbvia: 

             Corpo relaxado + aparelhos eletrônicos desligados = melhor sono


2. Maior serenidade para resolução de problemas

Aqui cabe algumas reflexões: quantos "grandes" problemas queremos resolução pra ontem? Quantas vezes nos ofendemos em demasia simplesmente por termos sidos contrariados? Opinião pessoal: acho que a falta de empatia (a verdadeira, não a que se vende para se ganhar simpatia) é um dos grandes males atuais.

Mas o que a empatia tem a ver com a meditação? Bem, até agora nada. Mas só o fato de se ter mais serenidade para resolver certas coisas faz com que a empatia venha naturalmente. Em meio a uma discussão, se se retruca sem sequer ouvir, o diálogo se quebra. E sem diálogo a empatia é impossível.

Com a meditação, tenho maior controle sobre mim mesmo, o que me permite ouvir mais em qualquer conversa. Não sei dizer se isso funcionaria com qualquer um, mas eu tenho percebido essa diferença.


3. Concentração

Bem, esse é bastante óbvio. Mas a melhoria na concentração não veio somente com a prática da meditação em si, e sim com a replicação do que faço durante os exercícios em ações do dia a dia. Por exemplo, se não consigo me concentrar em algo, respiro profundamente por uns instantes, deixo todos os pensamentos que tem me atrapalhado seguirem seu curso e então volto à atividade que requer minha atenção.


--------

Impossível quantificar os ganhos de cada um desses três pontos, mas é possível dizer que a melhoria é nítida e cada vez que a percebo me sinto melhor comigo mesmo. E esse é o maior benefício que eu poderia - e posso - ter!

Agora, um cálculo rápido: 2 meditações diárias de cerca de 15 minutos x 10 dias = 300 minutos. Ou seja, 5 horas de meditação me possibilitaram todos esses ganhos. E aí eu penso: "5 horas em um dia comum: será que eu as vejo passar?"

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário